segunda-feira, 16 de maio de 2011

A escultura e pintura romantica


PINTURA 
A pintura foi o ramo das artes plásticas mais significativo, foi ela o veículo que consolidaria definitivamente o ideal de uma época, utilizando-se de temas dramitico-sentimentais inspirados pela literatura e pela História. Procura-se no conteúdo, mais do que os valores de arte, os efeitos emotivos, destacando principalmente a pintura histórica e em menos grau a pintura sagrada. Novamente a revolução Francesa e seus desdobramentos servem de inspiração; agora para uma arte dramática como pode ser percebida em Delacroix e Goya. Podemos dizer que este último, manifestou uma tendência mais politizada do romântismo, exceção para a época e que tornou-se valorizada no século XX.As cores se libertaram e fortaleceram, dando a impressão, às vezes, de serem mais importantes que o próprio conteúdo da obra. A paisagem passou a desempenhar o papel principal, não mais como cenário da composição, mas em estreita relação com os personagens das obras e como seu meio de expressão. 
(Eugéne Delacroi, Revolução Francesa - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmZq7UEemFZaRA-O91piLY6fKHMSYC0TvqewZHO25P_-CGulqADTEmMBSyq9165HrpKy0MdO433Oye9ent-JP1KbEEPuFoIZKg2sWdJcosWsqTREYWPN38lZGvkEabPuZo6x1jTebhTZTi/s320/delacroix_001f.jpg)
ESCULTURA

A escultura romântica não brilhou exatamente pela sua originalidade, nem tampouco pela maestria de seus artistas. Talvez se possa pensar nesse período como um momento de calma necessário antes da batalha que depois viriam a travar o impressionismo e as vanguardas modernas. Do ponto de vista funcional, a escultura romântica não se afastou dos monumentos funerários, da estátua eqüestre e da decoração arquitetônica, num estilo indefinido a meio caminho entre o classicismo e o barroco.
(Auguste preault, isaure - http://triton95.files.wordpress.com/2010/07/6a00e398a7c12b00030137a4cc6e75860c.jpg)




Para satisfazer o espírito romântico, a escultura teve de encontrar os meios técnicos e formais para exaltar os sentimentos e as emoções, ganhando expressividade e dinamismo. A temática, vibrante e dramática, exaltava o sentimento ou a imaginação, e conseqüentemente inspirou-se: 
● Na natureza (animais e plantas); 
● Em temas heróicos, baseados na Historio, na lenda ou na literatura que representaram em estátuas, em relevos evocativos ou em restaures de esculturas medievais das catedrais românticas e góticas; 
● Em cenas fantasistas ou alegóricas, retiradas da imaginação


Pintores do romantismo 

António José Patrício 
Albert Bierstadt 

Escultores românticos  
Auguste Préault 
François Rude 
Antoine-Louis Barye, Jean-Baptiste Carpeaux 
Frédéric-Auguste Barholdi